Olhos da Alma: harmonização gratuita para pessoas trans

31/03/2022 em Categoria Blog Naturalmente Beauty

Ela entrou na sala meio apreensiva, acanhada. Não sabia que tipo de profissionais encontraria ali e se seria seguro para ela contar sua história. Mas tinha procurado esse grupo em busca de uma oportunidade.


Oportunidade de se sentir melhor consigo mesma, de mostrar para o mundo quem realmente era, de, pela primeira vez, conseguir enxergar em seu rosto a mulher incrível que ela lutava todos os dias para ser.


Assim como muitas pessoas trans, G.A. foi expulsa de casa pelo pai aos 12 anos e foi acolhida pela mãe de uma amiga da própria mãe. Aos treze, começou a trabalhar e, aos dezessete, morava sozinha com o sustento provido de seu curso de cabelereira. Como muitas mulheres trans, enfrentou e enfrenta até hoje muito preconceito e diversos obstáculos impostos pela sociedade. Agora, aos 49 anos, se sente “abatida e com marcas do tempo e das lutas que teve e tem até hoje”.


As buscas por procedimentos de harmonização facial aumentaram no Brasil pela facilidade de acesso a materiais, que antes eram muito caros, e pelo aumento de profissionais habilitados a trabalhar com procedimentos injetáveis. Com isso, começou a se tornar mais viável corrigir pequenas assimetrias, harmonizar regiões faciais que incomodam o cliente e reverter ou atenuar algumas mudanças teciduais causadas pelo processo de envelhecimento.


Mas a harmonização facial vai além disso, ela pode servir de janela para que pessoas que não conseguem se ver da forma como são possam, finalmente, enxergar a si mesmas.


Em Janeiro de 2021, no mês da Visibilidade Trans no Brasil, tive a oportunidade de assistir a inúmeras lives de pessoas trans que mostraram a importância de conseguir ver em seus rostos o reflexo daquilo que elas viam dentro de si. Muitas mulheres e homens trans não têm acesso a cirurgias e tratamentos hormonais para desenvolverem características físicas que condizem com seu gênero, e isso aumenta ainda mais o preconceito e marginalização deles perante a sociedade.


Foi assim que nasceu o projeto Olhos da Alma, um projeto social que tem como objetivo realizar a Harmonização Facial gratuita de pessoas transgênero que não têm condições socioeconômicas, e, muitas vezes, nem mesmo apoio ou algum tipo de suporte, para que consigam feminizar ou masculinizar suas feições.


Este projeto é realizado durante os cursos de Harmonização Facial ministrados no Instituto Dr. Gabriel Machado (IDGM), e foi idealizado com o intuito de ajudar pessoas trans a ver no espelho o reflexo das pessoas lindas que são por dentro.


Além disso, trazemos discussões sociais em sala de aula para fazer os alunos refletirem sobre a importância da individualização na avaliação e tratamento de cada paciente da HOF, respeitando os diferentes pontos de aplicação que evidenciam traços masculinos e femininos em uma face harmonizada.


Mesmo o Olhos da Alma tendo nascido como uma forma de ajudar o paciente a se enxergar fisicamente como gostaria, e ajudar o aluno a diminuir o preconceito e aumentar a aceitação e empatia, quando ouvimos as histórias dos pacientes e a importância daquela oportunidade pra vida de cada um deles, percebemos como conseguimos fazer a diferença na harmonização facial.


Agora com 50 anos, G.A. é uma das participantes do projeto que encontrou naquele grupo de profissionais acolhimento e ajuda para ter sua autoestima recuperada e se empoderar como uma mulher linda e dona de si.

Dr. Gabriel Machado

Biomédico Esteta

Speaker HOF MedBeauty

Leia também:

Olhos da Alma: harmonização gratuita para pessoas trans

31/03/2022 em Categoria Blog Naturalmente Beauty